Exercícios para aprender a manusear emoções .

por Karen Padilha

A Psicologia Positiva tenta nos explicar como nossas emoções nos afetam não só mentalmente, psicologicamente, interiormente , mas também na nossa saúde, corpo e disposição.

Pelo que aprendi até agora em um curso que comecei hoje ela nos diz que as emoções negativas consistem em tentar remover do nosso interior aquilo que é ruim de uma vez por todas e as emoções positivas consiste em aprender o que lhe é ensinado e adicionar mais conhecimento ao longo da vida.

Ela nos convida a fazer um exercício de volta no tempo, em algum momento em que você tenha vivenciado alguma emoção negativa. Aonde você estava, com quem estava, o que estava fazendo, o que aconteceu e o mais importante como você se sentiu naquele espaço de tempo, como seu corpo reage relembrando disso e como você reagiria novamente agora, porém de uma forma positiva.

Esse exercício também pode ser feito relembrando momentos e emoções positivas e revivê-los, observar como seu corpo reage, seu rosto, seus sentimentos, quais emoções sente novamente e o que faria se pudesse estar naquele momento agora.

Isso nos possibilita fazer uma mudança positiva naqueles momentos que não nos foram bons e poder sentir novamente os que foram. Maior parte das pessoas optam por não voltar às situações em que vivenciaram experiências negativas por medo de sentir aquilo novamente, porque não querem, mas isso é essencial para que possamos aprender a mudar as situações à nosso favor.

Abaixo citarei 10 emoções positivas que nos ajudam a mudar situações negativas:

1- ALEGRIA 

2- GRATIDÃO (IMPORTANTÍSSIMA)

3- SERENIDADE

4- INTERESSE 

5- ESPERANÇA

6- ORGULHO

7- DIVERSÃO

8- INSPIRAÇÃO

9- MOTIVAÇÃO

10- AMOR

Essas 10 emoções que citei se lembradas todos os dias podem ter uma força de cura para emoções negativas inimaginável .

No exato momento em que lhe vier algum sentimento negativo que você remete a uma emoção também negativa, rapidamente troque por uma positiva, pode ser uma das que citei ou qualquer uma de sua escolha.

Meu conhecimento sobre Psicologia Positiva ainda não é alto, mas ela nos ajuda a entender que podemos substituir nossas emoções, que podemos mudar a forma como sentimos e reagimos, que temos esse poder e que isso é uma qualidade que a vida nos deu.

Todos os dias passamos por provações aonde múltiplas emoções são colocadas em jogo. Ao final de cada dia, tente tirar nem que seja 5 minutos para escrever em um papel quais tipos de emoções você sentiu durante o dia, calcule se foram mais positivas ou negativas, sinais de que se forem mais positivas você esta caminhando em direção ao que quer e esta aprendendo a manusear suas emoções, ao contrário disso , se forem mais negativas, precisa trabalhar mais.

Esse é um trabalho que vale muito a pena e que levaremos eternamente.

Imagem: Pexels

Deixe uma resposta

*